quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mel da Serra da Lousa



O Mel da Serra da Lousã – DOP é o produto obtido por abelhas da espécie Apis melifera iberica em nectários florais da flora espontânea regional, onde predominam as ericáceas, como sejam a urze e o queiró, com maior ou menor presença de castanheiros.

O Mel da Serra da Lousã – DOP é um mel mono floral de cor âmbar, âmbar escuro a quase negro e alta viscosidade. Apresenta um odor bastante acentuado, um paladar intenso e alguma adstringência devido ao néctar das urzes. 

 A área geográfica correspondente à produção, extracção e acondicionamento do Mel da Serra da Lousã – DOP compreende os concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra, Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis e Vila Nova de Poiares. 




 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Quindim de Coco

200g de coco ralado
500g de açúcar
100g de manteiga
2 colheres de sopa de leite
9 gemas de ovo e 3 ovos inteiros


Derreta a manteiga.
Separe as gemas das claras, junte as gemas aos ovos inteiros e bata tudo com o açucar ate obter um creme liso.
Junte o leite e o coco reservando um pouco para decorar no final.  Junte a manteiga e bata mais um pouco.
Untar uma forma com manteiga e deitar na forma
Vai ao forno em banho Maria 30 min em banho Maria.

no fim desenformar e decorar com o resto do coco. Deve ir ao frio um pouco antes de usar

Dica: Fazer de véspera, e deixar arrefecer antes de desenformar. Fazendo de véspera o ideal e só desenformar ante de ir a mesa.


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sopa de Cenoura com rama

Cenouras, Batatas, Cebola, Alho, Rama da Cenoura, Abóbora, Caldo de Legumes, Sal, Coentros



Junte todos os ingredientes e leve a cozer em agua temperada com sal e caldo de legumes. Quando estiverem cozidos passe com a varinha magica  de forma a fazer um pure cremoso. Rectifiquem os temperos e se quiserem juntem um fio de azeite



terça-feira, 7 de junho de 2011

Muffins de Presunto e Chouriço

Para os fazer inspirei-me em duas receitas (Esta e Esta). Aqui fica a versão que eu fiz e que gostei bastante

125ml leite
25ml azeite
15g manteiga
1 ovo
125g farinha
1 colher chá fermento
sal
oregãos
Pimenta
Presunto, Chouriço e Cebola e azeitonas Qb

Numa picadora, coloquei uma cebola pequena, um bocado de presunto e de chouriço e as azeitonas descaroçadas e piquei pequenino.

juntei os outros ingredientes numa tigela a parte, começando pelos secos e depois adicionando os líquidos e depois juntei os enchidos picados. Se necessário juntar um pouco mais de leite. A massa deve ficar cremosa. Prove a massa a ver se esta boa de temperos. Não se deve por muito sal por causa do sal que os enchidos ja têm.
Untei umas formas de alumínio e enchi com a massa ate 3/4. Vão ao forno ate estarem cozidos e lourinhos.


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sopa de Castanhas

1 chávena e meia de Castanhas
1 batata
1 cebola
1 lata de feijão branco
1 osso de presunto ou um pedaço de presunto
1 dente de alho
1 caldo de legumes
agua
sal
pimenta
erva doce moída
coentros


Num tacho coloque a batata partida, 1 chávena de  castanhas descascadas, a cebola, o feijão branco, o presunto, o alho, o caldo de legumes, cubra com agua, tempere com sal, um pouco de pimenta e uma pitada de erva doce. Deixe cozer. Quando estiver cozida desfie o presunto guardando o osso e triture com a varinha. A parte coza as restantes castanhas com agua e sal e depois junte as castanhas inteiras ao creme. Se for necessário junte a agua de cozer as castanhas. No fim rectifique os temperos e na hora de servir coloque um pouco de coentros por cima.

Nota: Esta sopa e sempre mais saborosa se for feita com antecedência e deve ser sempre fervida na hora de servir porque tem tendência para separar o creme da agua um pouco.

Esta receita e uma adaptação minha de uma receita que me foi dada por uma pessoa em Castanheira de Pêra.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Língua Estufada

2 Línguas de Porco ou 1 de vaca
Sal
Pimenta
Caldo de Carne
Cebola
Alho
Vinho Branco
Maisena
Coentros


Comece por cozer as língua na panela de pressão com agua e sal. Deve-se cozer bem, ate a pele começar a sair por si. Cerca de 30, 40 min. Depois de cozida retira-se toda a pele a língua e reserva-se. Guarde também a agua onde a cozeu.
Num tacho refogue uma cebola picada e um dente de alho, e um pouco de coentros (eu costumo usar os caules aqui). Coloque a língua fatiada e deixe refogar um pouco. Quando começar a fritar coloque um pouco de vinho branco e deixe evaporar. Junte o caldo de carne, e um pouco da agua e deixe ferver. Rectifique os temperos. Deixe cozinhar a língua ate estar bastante tenrinha. Pode ir acrescentando agua para que tenha sempre caldo. Quando achar que a língua esta no ponto, mantenha ao lume ate o caldo reduzir para metade.
No final junta uma colhe de chá de maisena, previamente dissolvida em agua quente, para engrossar o molho. No final coloque coentros picados e envolva.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Arroz do Mar

Arroz (Eu usei arbóreo), Cebola, Aipo, Sal, azeite
Coentros
Ervilhas, Milho, Cogumelos Frescos
Miolo de Camarão, Miolo de Ameijoa, Polvo
Agua de Cozer o Polvo
Caldo de Marisco
Camarões com casca

  
Refogue a cebola, o alho e o aipo e um pouco de coentros. Quando estiver a ficar transparente junte o miolo de camarão, as amêijoas, as ervilhas, o milho e os cogumelos. Deixe refogar um pouco. Refresque com um pouco de vinho branco.
Num tacho a parte, coloque a agua de cozer o polvo, com o caldo de marisco (agua e knorr de marisco, ou agua de cozer camarão) a ferver.
Adicione o arroz e refogue um pouco e va adicionando caldo. Va adicionando caldo ate o arroz estar cozido (faça como se faz um risoto normal). Se usar outr arroz, adicione a agua toda e depois deixe evaporar tapado ate o arroz estar cozido. rectifique os temperos. Eu não coloco sal ate esta altura porque o caldo ja esta temperado. Nesta fase rectifico os temperos

No fim polvilhe com coentros picados e delicias do mar.
Neste caso eu tinha um resto de polvo, e a gua de o cozer que tinha sobrado. Habitualmente faço esta receita sem o polvo, juntando apenas os outros mariscos e usando apenas caldo de marisco (caseiro ou de compra)


terça-feira, 10 de maio de 2011

Pate de Atum

1 Lata de Atum (eu uso atum natural)
1 embalagem de Queijo Ricotta ou Queijo fresco em creme ou requeijão
Sal
Pimenta
Coentros
Cebola
Colorau

Pique a cebola, os coentros, junte o atum e triture um pouco. Tempere de sal, pimenta e se gostar do pate um pouco mais corado junte um pouco de pimentão doce (colorau). Junte o queijo e triture mais um pouco. rectifique os temperos. Coloque numa caixa que feche bem e coloque no frio. Na foto o pate tem também um pouco de pimento assado picado, pois eu tinha em casa e resolvi aproveitar. Pode juntar o que quiser (picles, azeitonas, etc)

A cebola e opcional, quem não gostar pode não colocar. Pode substituir o queijo por maionese, mas apenas esta a tornar o pate mais calórico. O queijo serve apenas para ligar e não da nenhum sabor especial. Mesmo quem não gosta de queijo tem comido esta minha versão e adora.

Esta pate aguenta-se bem no frio uma semana, se for sempre bem fechado. É uma alternativa bem saudável as Manteigas, etc.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pate de Marisco

Camarão descascado, Delicias do mar, Lombinhos do mar, Delicias de Lagosta
1 embalagem de Queijo Ricotta ou Queijo fresco em creme ou requeijão
Sal
Pimenta
Coentros
Cebola
Colorau

Pique a cebola, os coentros, junte o marisco e triture um pouco. Tempere de sal, pimenta e se gostar do pate um pouco mais corado junte um pouco de pimentão doce (colorau). Junte o queijo e triture mais um pouco. rectifique os temperos. Coloque numa caixa que feche bem e coloque no frio. Na foto o pate tem também um pouco de pimento assado picado, pois eu tinha em casa e resolvi aproveitar. Pode juntar o que quiser (picles, azeitonas, etc)

A cebola e opcional, quem não gostar pode não colocar. Pode substituir o queijo por maionese, mas apenas esta a tornar o pate mais calórico. O queijo serve apenas para ligar e não da nenhum sabor especial. Mesmo quem não gosta de queijo tem comido esta minha versão e adora.

Esta pate aguenta-se bem no frio uma semana, se for sempre bem fechado. É uma alternativa bem saudável as Manteigas, etc.

Pode-se usar o marisco que quiser. Já fiz com restos de sapateira também e fica fantástico. Coloque a quantidade que quiser consoante a quantidade que quiser fazer. Eu com uma embalagem de delicias de lagosta faço seis doses, dividindo as outras coisas também em seis.


domingo, 8 de maio de 2011

Arroz de Especiarias

Mais uma vez inspirei-me aqui e depois dei o meu toque especial

Arroz
Coentros (em pó e frescos)
Cominhos
Canela em pau e em pó
Açafrão das Indias
Agua
Leite de Coco
Cenoura
Grão
Cebola
Alho
Vinho Branco
Caldo de Galinha

Num tacho refogue a cebola e um dente de alho picados e uma cenoura picada. Quando começar a ficar transparente junte uma colher de sobremesa de Açafrão, outra de Coentros, e meia de cominhos, um pau de canela e meia colher de canela em pó. Deixe refogar as especiarias. Junte um pouco de vinho e deixe evaporar. Junte uma chávena de arroz e deixe refogar um pouco. Quando todo o arroz estiver envolto nas especiarias junte uma chávena de leite de coco e uma chávena de agua com o caldo de galinha dissolvido.  Juntei tambem um pouco de grão que tinha e nao queria estragar. Deixe cozinhar e quando estiver pronto, coloque os coentros frescos e deixe repousar um pouco antes de servir.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Miudos com Arroz

A quem chame aos miúdos, fressura, eu desde sempre me habituei a chamar miúdos. Aqui fica a receita:

Coração
Bofe
Fígado
Moelas
Presunto
Cebola
Alho
Vinho Branco
Agua
Farinha Maisena

Pique uma cebola, e refogue num pouco de azeite, junte o alho e deite alourar. Junte uns pedaços de presunto e deixe libertar os aromas. Junte os miúdos todos, e deixe fritar levemente. Junte um pouco de vinho e deixe evaporar. Junte o caldo de galinha e agua ate cobrir. Deixe ferver e tempere de sal e pimenta. Nao o faça antes do caldo estar dissolvido porque este já tem sal. Deixe cozinhar, acrescentando agua se necessário. Demora um pouco mas convém ser feito com lume brando. Quando estiver pronto retire um pouco de caldo para fazer um arroz se o for fazer a parte e junte uma colher de sobremesa de farinha maisena previamente desfeita em agua morna e deixe cozer, engrossando o molho. No fim junte salsa Picada.

agora pode optar por fazer o arroz junto com os miúdos bastando para isso juntar o arroz no caldo antes da farinha maisena, e deixar cozinhar. Por vezes faço-o todo no tacho, outras dou-lhe um entalão e depois levo ao forno num tacho de barro e ai cozinha o resto.

Desta vez resolvi refogar um pouco de cebola, alho, pimento, presunto e cenoura, depois juntei o arroz e deixe fritar um pouco. Entre caldo dos miúdos e agua juntei o dobro da quantidade de arroz. Deixe cozinhar. No fim temperei também com salsa picada.

Aqui fica o resultado. Eu adorei e o pessoal aqui de casa também!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Crackers de Queijo e Oregãos

Conforme já disse a receita foi uma adaptação desta receita do blog Ardeu a Padaria. Dei-lhe alguns toques pessoais e aqui fica a minha receita

150g farinha 
1 colher de chá com sal
50g manteiga sem sal
50ml nata de soja
50ml leite
60g mozzarella
1 colher de sopa com orégãos


Junta-se os ingredientes todos, e depois de em amassados, estende-se a massa com a ajuda de um rolo. Quanto mais finas ficarem mais estaladiços. 



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bolachas de Tavira

Estas bolachas foram a minha ultima aventura. A receita e daqui. São fantásticas.


Ingredientes:
-250 gr de manteiga
-250 gr de açúcar
-2 ovos
-farinha até tender (550 gr)

Bater a manteiga muito bem. Juntar o açúcar, os ovos e a farinha. Amassa-se e estende-se com o rolo. Cortar na forma pretendida. eu cortei redondas e vão ao forno num tabuleiro forrado e untado.


terça-feira, 3 de maio de 2011

Bolachas de Manteiga

1 ovo
90g manteiga
100g açúcar
1/2 colher de chá de baunilha
200g farinha
1/2 colher de chá de fermento
1 pitada de sal

Bater a manteiga com o açúcar ate ficar uma mistura esbranquiçada, juntar o ovo e bater mais um pouco. Juntar a farinha misturada com o fermento, o sal e a baunilha. Misturar tudo e amassar ate formar uma bola. Se preciso juntar um pouco de farinha. Deixar a massa a repousar no frio 30 minutos. Depois de repousar estender a massa com a ajuda do rolo e molde bolachas com as mãos ou com a a ajuda de forminhas. Vai ao forno ja quente a 180º, durante 10 minutos.

(Esta receita foi tirada durante as minhas incursões pela net, mas não consegui voltar a encontrar a fonte, as minhas desculpas desde já)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Migas ou Aferventado

    Ingredientes:

    Feijão frade batatas couve serrana azeite sal

    Modo de confecção:

    Este aferventado é feito com feijão frade cozido com batatas às rodelas e couve serrana miudinha. Tira-se para uma taça onde se tinha migado broa, escorre-se o caldo e rega-se com bastante azeite. A mesma coisa pode fazer-se aplicando em vez de couve serrana, nabiças ou nabos. Pode também em caso de preferência misturar cabeças de nabo às rodelas. Se quisermos, conforme o gosto, também podemos fazer aferventado sem feijão, só com couve serrana e batata, ou nabos e cabeças de nabo. Refira-se que muitas pessoas continuam ainda hoje a fazer este prato e a acompanhá-lo com peixe frito.

    Curiosidades:

    Era uma das sopas bastante usadas durante o Inverno, uma vez que é nessa altura a abundância da couve serrana, nabos e nabiças.
    

Bolachas de Chocolate

Esta receita e uma adaptação desta. Aqui fica a minha:


2 chávena de farinha com fermento
2 colheres de sopa de cacau em pó
125g de manteiga amolecida
7 colheres de sopa de açúcar
1 pouco de leite

1 colher de sopa de chocolate ralado
1 colher se sopa de avelã ou amêndoas picadas
1 ovo

Preparação:

Bata o açúcar com a manteiga até ficar uma mistura pálida e macia. Juntar um ovo, e bater. Peneire depois a farinha com o cacau e junte-as à mistura de manteiga misturando bem, até formar uma massa rija. Junte um pouco de leite para ajudar a fazer a mistura. Misture o chocolate ralado e as avelãs.
Faça pequena bolas do tamanho de nozes e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, distanciadas entre si. 
Leve-as ao forno previamente aquecido ate cozerem.
Retire e deixe arrefecer. Guarde numa lata ou caixa hermética até servir.




domingo, 1 de maio de 2011

Bocadinhos da nossa Memória

Revista Banquete

“Banquete – Revista Portuguesa de Culinária”


Publicação da década de 60,  editada pelo Instituto de Culinária da grande empresa que foi a CIDLA – Combustíveis Industriais e Domésticos, S.A.R.L., deixou há muito de ser publicada. 
As senhoras da altura compravam as revistas e depois mandavam-nas encadernar. São várias as pérolas por lá incluídas (como uma reportagem sobre os primeiros supermercados em Lisboa e onde explicavam às donas de casa como fazer lá compras). Anúncios deliciosos como os das fotos, etc.
Eu tenho algumas em casa, e o meu avó em casa dele ainda tem 4 cadernos de revistas encadernadas!

E vocês já tinham ouvido falar?


     

     

sábado, 30 de abril de 2011

Novidade!

Neste blog alem de receitas minhas e receitas conhecidas, vou querer implementar outros espaços diferentes:

A primeira novidade será um espaço sobre revistas e publicações antigas.

Vamos ver que novidades este espaço trará, e quais as que vocês ainda tem em casa ou conhecem... algumas das que vou mostrar aqui eu tenho-as em casa ou já as vi em casa de pessoas de família!

Aguardem por este espaço de memórias!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

chanfana

    Ingredientes:

    carne de cabra sal azeite colorau louro alho (uma cabeça inteira) pimenta ou malagueta vinho tinto escuro tiras de carne de porco entremeada

    Modo de confecção:

    Para a sua confecção utiliza-se carne de cabra que se corta aos bocados para um alguidar de barro vidrado. Junta-se sal, azeite, colorau, louro e alho. Normalmente usa-se uma cabeça de alho, sendo somente lavada. Algumas pessoas também temperam com pimenta ou malagueta. Mexe-se tudo à mão ou com colher de pau. Cobre-se com vinho tinto bastante escuro, "carrascão", e deixa-se a temperar durante 24 horas. Coloca-se em caçoilas de barro preto e põem-se por cima umas tiras de carne de porco entremeada e cobre-se completamente com vinho. Tapa-se a caçoila com folhas de couve ou testos e fica pronta a meter no forno (de preferência forno de broa e em caçoila de barro preto). Actualmente coze-se nos fornos dos fogões ou fornos de padeiro e, em vez de folhas de couve, tapa-se com papel de estanho.

    Curiosidades:

    Prato típico da região da Serra da Lousã, muito usado nos dias de festa e de casamento. Por tal motivo, também é usualmente chamada de "carne de casamento".       

Favas a minha moda!

Favas
Alho
Cebola
Polpa de Tomate
Ramo de cheiros (hortelã, coentros, folha de alho)
Enchidos a gosto (Chouriço, Linguiça e Bacon)
Caldo de legumes ou carne
Sal e Pimenta

Num tacho coloque a cebola picada, o alho os enchidos, as favas e o ramos de cheiros. Coloque um pouco de polpa de tomate por cima e regue com um pouco de vinho branco. Cubra um o caldo ou com agua e acrescente um caldo knorr.
Tempere de Sal e Pimenta.
Cozinhe tudo em lume brando, e nao e necessário acrescentar gosdura porque os enchidos ja tem bastante.
Quando estiverem cozidas as favas, desligue o lume polvilhe com um pouco mais de coentros e deixe repousar um pouco antes de servir para apurar

Ramo de Cheiros (Coentros, Hortelã e Folha de Alho a envolver)



(Esta e uma adaptação minhas da receita original de favas, sendo esta bastante menos calórica e ca em casa e muito apreciada)