sexta-feira, 29 de abril de 2011

chanfana

    Ingredientes:

    carne de cabra sal azeite colorau louro alho (uma cabeça inteira) pimenta ou malagueta vinho tinto escuro tiras de carne de porco entremeada

    Modo de confecção:

    Para a sua confecção utiliza-se carne de cabra que se corta aos bocados para um alguidar de barro vidrado. Junta-se sal, azeite, colorau, louro e alho. Normalmente usa-se uma cabeça de alho, sendo somente lavada. Algumas pessoas também temperam com pimenta ou malagueta. Mexe-se tudo à mão ou com colher de pau. Cobre-se com vinho tinto bastante escuro, "carrascão", e deixa-se a temperar durante 24 horas. Coloca-se em caçoilas de barro preto e põem-se por cima umas tiras de carne de porco entremeada e cobre-se completamente com vinho. Tapa-se a caçoila com folhas de couve ou testos e fica pronta a meter no forno (de preferência forno de broa e em caçoila de barro preto). Actualmente coze-se nos fornos dos fogões ou fornos de padeiro e, em vez de folhas de couve, tapa-se com papel de estanho.

    Curiosidades:

    Prato típico da região da Serra da Lousã, muito usado nos dias de festa e de casamento. Por tal motivo, também é usualmente chamada de "carne de casamento".       

Sem comentários:

Enviar um comentário