domingo, 26 de fevereiro de 2012

Festival promove caldeirada em Setubal


Sabores da tradição piscatória sadina estão em destaque no “Festival da Caldeirada de Setúbal”, iniciativa da Câmara Municipal que, entre 25 de fevereiro e 11 de março, promove o património gastronómico local com um programa de atividades diversas.



  



Gastronomia, degustações, uma palestra e uma exposição fotográfica e de artefactos do mar fazem parte deste evento dedicado a um prato que, da forma tradicional ou com variações, vai constar das ementas de 44 restaurantes de Setúbal e Troia.
A divulgação dos restaurantes envolvidos no evento e a criação de condições para a atração de públicos de diversos pontos do País são outros objetivos do festival, o primeiro de um ciclo a realizar ao longo do ano de promoção dos recursos gastronómicos locais, como o choco, a sardinha, o marisco, a ostra e o salmonete.
No âmbito do “Festival da Caldeirada de Setúbal”, pode ser vista a exposição fotográfica “Territórios do Mar”, a primeira de um conjunto de fotorreportagens de âmbito social a realizar este ano pela Autarquia. A mostra, complementada com artefactos associados à pesca, está patente na Casa da Baía, a partir de dia 25, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados, domingos e feriados até às 20h00.
A palestra “Os benefícios do consumo de peixe”, a 8 de março, no auditório da Casa da Baía, dinamizada por Nélia Conceição, que integra o Programa Municipal de Educação Alimentar, é a outra das atividades do evento, organizado com o apoio da Associação Família do Mar de S. Sebastião, Sesibal, Gásvari e Troia Resort.
No dia 10 de março, às 11h00, também na Casa da Baía, há uma mostra e degustação de caldeirada de Setúbal, confecionada por pescadores da Associação Família do Mar de S. Sebastião. Os interessados devem inscrever-se até 6 de março, no local, através do telefone 265 545 010 ou pelo endereço gatur@mun-setubal.pt.
No mesmo dia, às 20h00, no Aqualuz Suite Hotel Apartamentos, no Troia Resort, decorre a atividade “Caldeirada de Setúbal nas Memórias de Troia”. A ação inclui um jantar preparado por pescadores da Comissão de Festas da Nossa Senhora do Rosário de Troia e da Associação da Família do Mar de S. Sebastião. As inscrições, igualmente até 6 de março, devem ser feitas pelo telefone 265 499 400 ou pelo endereço live@troiaresort.pt.

http://www.mun-setubal.pt/pt/noticia/festival-promove-caldeirada/497

Sem comentários:

Enviar um comentário