quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sopa de Cenoura com rama

Cenouras, Batatas, Cebola, Alho, Rama da Cenoura, Abóbora, Caldo de Legumes, Sal, Coentros



Junte todos os ingredientes e leve a cozer em agua temperada com sal e caldo de legumes. Quando estiverem cozidos passe com a varinha magica  de forma a fazer um pure cremoso. Rectifiquem os temperos e se quiserem juntem um fio de azeite



terça-feira, 7 de junho de 2011

Muffins de Presunto e Chouriço

Para os fazer inspirei-me em duas receitas (Esta e Esta). Aqui fica a versão que eu fiz e que gostei bastante

125ml leite
25ml azeite
15g manteiga
1 ovo
125g farinha
1 colher chá fermento
sal
oregãos
Pimenta
Presunto, Chouriço e Cebola e azeitonas Qb

Numa picadora, coloquei uma cebola pequena, um bocado de presunto e de chouriço e as azeitonas descaroçadas e piquei pequenino.

juntei os outros ingredientes numa tigela a parte, começando pelos secos e depois adicionando os líquidos e depois juntei os enchidos picados. Se necessário juntar um pouco mais de leite. A massa deve ficar cremosa. Prove a massa a ver se esta boa de temperos. Não se deve por muito sal por causa do sal que os enchidos ja têm.
Untei umas formas de alumínio e enchi com a massa ate 3/4. Vão ao forno ate estarem cozidos e lourinhos.


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sopa de Castanhas

1 chávena e meia de Castanhas
1 batata
1 cebola
1 lata de feijão branco
1 osso de presunto ou um pedaço de presunto
1 dente de alho
1 caldo de legumes
agua
sal
pimenta
erva doce moída
coentros


Num tacho coloque a batata partida, 1 chávena de  castanhas descascadas, a cebola, o feijão branco, o presunto, o alho, o caldo de legumes, cubra com agua, tempere com sal, um pouco de pimenta e uma pitada de erva doce. Deixe cozer. Quando estiver cozida desfie o presunto guardando o osso e triture com a varinha. A parte coza as restantes castanhas com agua e sal e depois junte as castanhas inteiras ao creme. Se for necessário junte a agua de cozer as castanhas. No fim rectifique os temperos e na hora de servir coloque um pouco de coentros por cima.

Nota: Esta sopa e sempre mais saborosa se for feita com antecedência e deve ser sempre fervida na hora de servir porque tem tendência para separar o creme da agua um pouco.

Esta receita e uma adaptação minha de uma receita que me foi dada por uma pessoa em Castanheira de Pêra.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Língua Estufada

2 Línguas de Porco ou 1 de vaca
Sal
Pimenta
Caldo de Carne
Cebola
Alho
Vinho Branco
Maisena
Coentros


Comece por cozer as língua na panela de pressão com agua e sal. Deve-se cozer bem, ate a pele começar a sair por si. Cerca de 30, 40 min. Depois de cozida retira-se toda a pele a língua e reserva-se. Guarde também a agua onde a cozeu.
Num tacho refogue uma cebola picada e um dente de alho, e um pouco de coentros (eu costumo usar os caules aqui). Coloque a língua fatiada e deixe refogar um pouco. Quando começar a fritar coloque um pouco de vinho branco e deixe evaporar. Junte o caldo de carne, e um pouco da agua e deixe ferver. Rectifique os temperos. Deixe cozinhar a língua ate estar bastante tenrinha. Pode ir acrescentando agua para que tenha sempre caldo. Quando achar que a língua esta no ponto, mantenha ao lume ate o caldo reduzir para metade.
No final junta uma colhe de chá de maisena, previamente dissolvida em agua quente, para engrossar o molho. No final coloque coentros picados e envolva.