sábado, 30 de abril de 2011

Novidade!

Neste blog alem de receitas minhas e receitas conhecidas, vou querer implementar outros espaços diferentes:

A primeira novidade será um espaço sobre revistas e publicações antigas.

Vamos ver que novidades este espaço trará, e quais as que vocês ainda tem em casa ou conhecem... algumas das que vou mostrar aqui eu tenho-as em casa ou já as vi em casa de pessoas de família!

Aguardem por este espaço de memórias!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

chanfana

    Ingredientes:

    carne de cabra sal azeite colorau louro alho (uma cabeça inteira) pimenta ou malagueta vinho tinto escuro tiras de carne de porco entremeada

    Modo de confecção:

    Para a sua confecção utiliza-se carne de cabra que se corta aos bocados para um alguidar de barro vidrado. Junta-se sal, azeite, colorau, louro e alho. Normalmente usa-se uma cabeça de alho, sendo somente lavada. Algumas pessoas também temperam com pimenta ou malagueta. Mexe-se tudo à mão ou com colher de pau. Cobre-se com vinho tinto bastante escuro, "carrascão", e deixa-se a temperar durante 24 horas. Coloca-se em caçoilas de barro preto e põem-se por cima umas tiras de carne de porco entremeada e cobre-se completamente com vinho. Tapa-se a caçoila com folhas de couve ou testos e fica pronta a meter no forno (de preferência forno de broa e em caçoila de barro preto). Actualmente coze-se nos fornos dos fogões ou fornos de padeiro e, em vez de folhas de couve, tapa-se com papel de estanho.

    Curiosidades:

    Prato típico da região da Serra da Lousã, muito usado nos dias de festa e de casamento. Por tal motivo, também é usualmente chamada de "carne de casamento".       

Favas a minha moda!

Favas
Alho
Cebola
Polpa de Tomate
Ramo de cheiros (hortelã, coentros, folha de alho)
Enchidos a gosto (Chouriço, Linguiça e Bacon)
Caldo de legumes ou carne
Sal e Pimenta

Num tacho coloque a cebola picada, o alho os enchidos, as favas e o ramos de cheiros. Coloque um pouco de polpa de tomate por cima e regue com um pouco de vinho branco. Cubra um o caldo ou com agua e acrescente um caldo knorr.
Tempere de Sal e Pimenta.
Cozinhe tudo em lume brando, e nao e necessário acrescentar gosdura porque os enchidos ja tem bastante.
Quando estiverem cozidas as favas, desligue o lume polvilhe com um pouco mais de coentros e deixe repousar um pouco antes de servir para apurar

Ramo de Cheiros (Coentros, Hortelã e Folha de Alho a envolver)



(Esta e uma adaptação minhas da receita original de favas, sendo esta bastante menos calórica e ca em casa e muito apreciada)






quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sopa de castanhas



Ingredientes:

  • 1,5 kg de castanhas piladas
  • 1 l de feijão vermelho
  • 1 cebola
  • 300 gr de massa de cotovelos
  • presunto q.b.
  • chouriço q.b.
  • sal q.b.
  • azeite q.b.


Preparação:

Colocam-se as castanhas de molho de um dia para o outro.
No dia seguinte, põem-se a cozer juntamente com o feijão. Corta-se o presunto e o chouriço em pedacinhos pequenos e junta-se, bem como a cebola picada. Vai-se mexendo de vez enquando e tempera-se. Quando tudo estiver quase cozido, junta-se a massa e continua-se a mexer de quando em vez.
Quando tudo estiver finalmente cozido, coloca-se numa terrina e serve-se quente sem triturar nada.



http://www.receitasemenus.net/content/view/1499/297/ 

Bolo Rainha

Bolo Rainha Branca de Neve | Preparação à máquina e à mão

Ingredientes

1 Embalagem de Farinha para Pão de Brioche Branca de Neve
2 dl de água
100g de pinhões
100g de nozes
100g de amêndoas
Raspa de uma laranja
Açúcar em pó para decorar
Nozes, amêndoas e pinhões para decorar
1 Gema de ovo batida
1 Clara de ovo batida
Tempo: medioDificuldade: facilCusto: medio

Preparação

Preparação à máquina

1-Coloque a água na cuba da máquina do pão e junte o conteúdo da saqueta. Seleccione e inicie o programa “Massa Pizza” ou massa lêveda. Depois de terminar o programa, adicione os frutos secos e a raspa da laranja. Programe novamente na “ Massa Pizza”. 

2-Quando terminar, retire a massa da cuba para uma superfície enfarinhada e forme o Bolo - rainha. Coloque-o num tabuleiro previamente untado de óleo. Tape-o com um pano e deixe levedar por 2horas em sítio ameno. Decore bolo com as nozes e amêndoas e pinhões e pincele com a gema de ovo. 

3-Leve ao forno pré aquecido a 180ºC., por cerca de 30 a 35 minutos. Retire do forno, pincele com a clara de ovo e polvilhe a gosto com açúcar em pó.


Preparação Manual

Deite a farinha numa tigela, junte a água e amasse á mão (cerca de 10 minutos) ou com a batedeira de ganchos (cerca de 5 minutos) á velocidade média. 
Junte os frutos secos, a raspa de laranja e bata mais uns minutos. Faça uma bola com a massa e coloque-a numa tigela enfarinhada. Tape-a com um pano. Coloque num lugar quente e deixe levedar 1h e 30 minutos.

Volte a colocar a massa na mesa de trabalho e proceda exactamente como na versão á máquina a partir do ponto nº2.





As minhas adaptações: Em vez de 2 dl de agua, são 2 dl de uma mistura de agua, com sumo de laranja e um pouco de aguardente (torna a massa mais saborosa). Juntei ainda um ovo inteiro e uma colher de sobremesa de açucar.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

MARANHOS

Ingredientes:

  • 1 bucho de carneiro ou cabrito
  • 1 limão
  • 500 g. de perna de um carneiro tenro
  • 200 g. de presunto entremeado
  • 100 g. de chouriço de carne
  • 1 dl. de vinho branco
  • sal e pimenta
  • 200 g. de arroz
  • 1 dente de alho
  • 1 dl. de azeite
  • 1 raminho de hortelã
  • serpão
  • 1 cebola

Preparação:

Depois de muito bem lavado o bucho, escalda-se em água a ferver (sem o deixar muito tempo dentro de água). Raspa-se com uma faca até ficar bem limpo e esfrega-se com limão. Corta-se de seguida o bucho em rectângulos com cerca de 10 cm de largura e cerca de 15 cm de comprimento. Entretanto, cortam-se as carnes todas aos bocadinhos muito pequenos, mistura-se o arroz previamente lavado, o vinho branco, o azeite, o alho, a salsa e o serpão bem picados. Tempera-se com sal e pimenta mas com cuidado pois o presunto por vezes tem sal suficiente para dar sabor à mistura.
Com os ossos da perna, a cebola e alguma gordura e água, faz-se um caldo onde se cozem os maranhos. Para preparar os maranhos basta cozer com agulha e linha, não muito fina, os bocados de bucho, fazendo uns sacos que se recheiam com a mistura das carnes e do arroz, sem encher muito. Fecha-se a abertura do saco, cosendo-a também.
Levam-se então os maranhos a cozer no caldo preparado durante cerca de 1 hora. Devem espetar-se com uma agulha grossa para não rebentar. Servem-se com couves cozidas, batatas e cenouras. Sabe-se que os maranhos estão cozidos quando se apresentarem duros.

       


Gelatina de laranja

Uma das coisas que nós gostamos muito e gelatina. Normalmente comprava de compra, mas outro dia vi na televisão num programa do Jamie Oliver, uma receita de gelatina de Clementina. Depois de pensar um pouco, e depois de meterem oferecido dois sacos de laranjas resolvi fazer Gelatina de Laranja...

Sumo de Laranja (500 ml/600 ml)
1 embalagem de Folhas de Gelatina 
Açúcar a Gosto


Espremer as laranjas e juntar o açúcar a gosto. Aquecer a mistura e quando estiver quente juntar as folhas de gelatina previamente demolhadas. Colocar na embalagem e deixar arrefecer. Levar ao frio para solidificar.



 Estas caixinhas, foram compradas a pouco tempo, e são ideias para termos uma dose individual, e como têm tampa ainda me permite transportar.

terça-feira, 26 de abril de 2011

EUA: Francesinha entre as dez melhores sanduíches do mundo

Comentários

Por Fugas (com Lusa)
O Aol Travel elegeu a Francesinha como uma sanduíche "de babar", numa lista de dez exemplos internacionais. O site norte-americano considerou que a iguaria portuense, apesar do seu diminutivo, de "pequena tem muito pouco".
megasite Aol Travel, um portento dos EUA sobre destinos turísticos e lazer, descreve a Francesinha, oriunda do Porto, e conta a sua origem: "um emigrante português voltou de França para a sua terra natal e adaptou o [Croque Monsieur] - presunto e queijo grelhados, para os gostos portugueses".
Como afirma, essa adaptação "significou juntar duas fatias de pão em torno de uma combinação de carne de salsicha e presunto, coroando-a com queijo derretido e encharcá-lo com um molho de tomate e cerveja", resultando na famosa iguaria portuense.
O Aol Travel apresenta "uma lista de alguns exemplos dignos de babar", num total de dez sanduíches com origens espalhadas pelo mundo: Roujimao (China), Smorrebrod (Dinamarca), Kati Roll (Índia), Pan Bagnat (França), Gelato Sandwich (tália), Indian Taco (EUA), Chip Butty (Reino Unido) e Cemita (México).
A Francesinha é uma sanduíche recheada com linguiça, salsicha fresca, fiambre e bife, coberta de queijo, sendo depois "regada" com um molho picante, considerado a alma da receita, que tem por base tomate e cerveja. Esta especialidade portuense surgiu na década de 60, pelas mãos do português Daniel da Silva.




Cozinhas do Mundo

Para alem das minhas receitas, vou procurar neste espaço dar a conhecer alguma da gastronomia do nosso pais e de outras cozinhas do mundo, assim como partilhar receitas de outras pessoas, conhecidas e desconhecidas!

Desta forma a par das minhas invenções, irão aparecer também algumas receitas famosas, outras mais conhecidas que outras que me despertem a atenção ou que eu ache que são interessantes.

É sempre uma forma de partilharmos conhecimento e eu espero que gostem! da mesma forma estou sempre aberta a sugestões e ideias vossas!

Nesta primeira semana e como estive na zona na Pascoa, vou começar com algumas receitas da zona de Castanheira de Pêra!

beijinhos

        

Açorda de Bacalhau

1 posta de Bacalhau
Alho
azeite
cebola
coentros
pão alentejano
Cebolas
1 Ovo por pessoa


Cozer o Bacalhau, desfiar e tirar as espinhas ao mesmo reservando a agua.

Numa tijela a parte cubra o fundo com pão fatiado fino. O ideal e pão alentejano de ontem.

Num tacho coloque a cebola as rodelas, o alho laminado e leve ao lume a refogar num pouco de azeite. Deve apenas amolecer a cebola e o alho a baixa temperatura. Quando estiver mole, junte a agua de cozer o bacalhau e os coentros e deixe ferver. Coloque um pouco de pimenta e rectifique de sal.

Coe este caldo, e coloque o que fica no coador (bacalhau, cebola e alho) por cima do pão fatiado.

leve o caldo ao lume e quando começar a ferver escalfe os ovos. Eu costumo deixar este caldo a repousar depois cerca de 10 minutos para apurar. caso goste dos ovos mal passados não deve fazê-lo.

Colocar o caldo por cima do pão e do bacalhau, e deixe repousar 5 minutos antes de servir para o pão absorver os sabores. No fim polvilhe com coentros frescos.




(Esta e uma adaptação minha da receita original)

domingo, 24 de abril de 2011

Bem Vindos!

A partir de hoje neste blog vou colocar as minhas aventuras e desventuras na cozinha.. Como todos sabem adoro cozinhar, reinventar receitas, fazer experiências etc

Aqui vou deixar as minhas receitas a medida que me vou lembrando ou que as vou fazendo. Ao mesmo tempo que as partilho com vocês, serve também como registo para mim, que por muito que tente te-las organizadas andam sempre numa confusão!

Espero ter neste blog a vossa companhia como no outro que se manterá com os registos do meu dia a dia!